Obstinação

Essa é uma palavra que define bem o caráter japonês. Quem vê o Japão hoje, nem consegue imaginar que o Japão um dia chegou a ser considerado um povo atrasado e inferior aos outros povos. Por ser uma ilha onde 70% de suas terras são tomadas por montanhas e vulcões, não havia muitos recursos naturais e pastagens.

A fome e a pobreza eram duas coisas que faziam parte do Japão naquela época. Pra piorar a situação, como não é segredo pra ninguém, a segunda guerra deixou o país destruído e sem rumo, sem contar os sucessivos episódios de desastres naturais que acomete o Japão de tempos em tempos, como terremotos e tsunamis.

O Japão conseguiu superar todas as dificuldades e com muita obstinação, investiu em tecnologia e indústria automotiva e conseguiu estar hoje entre as maiores potências do mundo, mesmo com algumas instabilidades econômicas pelo percurso. A conclusão que chego é a seguinte: Por pior que seja o obstáculo, a nação japonesa sabe dar a volta por cima e não desiste fácil. Já tivemos inúmeras provas disso.